sexta-feira, 30 de abril de 2010

Zumbis ilhéus e piratas argentinos.


Quando você pensa que já assistiu de tudo sempre aparece algo pra te tirar do sério e tirar do sério é a premissa do curta "Mariscos e Miolos", produzido pelos aloprados do S.H.A.P.T. e que tem como plot a seguinte história: O pirata argentino Chico Drake de L'Armación tenta recuperar a sua jóia a todo custo, engolida por um zumbi e acaba por aparecer em uma ilha habitada por Hercílio Kabritson, um hippie cristão que acredita na redenção dos mortos-vivos através da pregação divina e golpes de kung-fu. No decorrer da história pode-se esperar de tudo, desde zumbis que se locomovem como Linda Blair em "O Exorcista" até lutas marciais coreografadas e com direto a morte de zumbis na base da pinha(?).

Se você quizer passar uns 20 minutos rindo á toa, "Mariscos e Miolos" é um prato cheio, principalmente se você tentar traduzir o que o "Seu" Valdecir (Arley Von Lucifer) fala com o hippie-ninja-de-Jesus no momento em que estão no barco. IMPERDÍVEL!!!

MARISCOS E MIOLOS (2007)

Equipe Técnica : Renan Blah, Gil Caruso.
Runtime: 21 min / Brasil: 19 min (25fps) (video version)
PAÍS: Brasil (Florianópolis)
IDIOMA: Portunhol, Zumbizês, Manézês ilhéu

ELENCO:

Pedro Gerber - Chico Drake de L'Armación (pirata)

Gil Caruso - Hercílio Kabritson (hippie cristão)

Arley Von Lucifer - Seu Valdecir (pescador ilhéu)

Jerson Baphomet - zumbi gordo / zumbi operário

Nina Kopko - irmã do zumbi gordo

Daniel Priori - ladrão da jóia

Francisco Orlandi - zumbi executivo

Gabriel Almeida - zumbi mendigo / zumbi surfista 1

Gabriel Jacomel - Pirata subalterno 1

Júlia Mastrocola - zumbi metaleira

Lucas Bittencourt - zumbi surfista 3

Manoella Vieira - zumbi "Exorcista"

Thiago Santana - Pirata subalterno 2

Vinicius Cabral - zumbi surfista 2

CURIOSIDADES:

* O filme teve um orçamento total de R$72, valor doado por professores da UFSC. 85% do montante foi gasto em pão e patê para alimentar os atores.

* Dispositivos avançados de suporte fotográfico foram empregados para viabilizar cenas sub-aquáticas e de suspensão vertical, como um modelo não-ortodoxo de grua e um cubo de vidro siliconado.

* A cena em que os piratas estão revirando as tripas dos zumbis exigiu 32 takes, em virtude de dificuldades sofridas pelo ator Gabriel Jacomel (pirata 2), que é vegetariano. O rejeito de carne adquirido a preço promocional no açougue "Boi Feliz" entrava constantemente em conflito com a sua ética e sensibilidade.

* A luz divina que sai do hippie durante sua luta inicial precisou de 3 holofotes minibrute, 1 lâmapda fosforescente e 2 rolos de papel alumínio, além de canhões laser para a projeção holográfica da cruz.

* A música que toca no rádio na sequência de créditos iniciais é do virtuoso compositor catarinense Tyto Livi, do grande pólo cultural do município de Vargeão.

* Abafadores de som especiais tiveram de ser acoplados aos microfones para gravar os diálogos de Pedro Gerber (pirata Chico Drake), pois ele sempre deferia o seu texto gritando e berrando ao máximo que sua garganta permitia.

* o rockstar da SHAPT, Arley Von Lúcifer, foi abatido por forte ensolação em um dos dias de filmagem, e passou a noite febril murmurando mantras satânicos. Ele teria se recusado a passar filtro solar, alegando que "os deuses do metal desaprovam tais precauções de posers". Outras pessoas como Carla Italiano (que é muito bonita) também foram vítimas da ignorância acerca dos efeitos nocivos da grande bola de fogo no céu.

* O filme foi produzido para ser um musical, mas na hora da montagem o diretor descobriu que um musical com zumbis já havia sido realizado pelo cineasta Takashi Miike em seu filme "Katakuri-ke no kôfuku". A revelação adicional acerca do clipe "Thriller", de Michael Jackson, onde também constam zumbis dançando, foi um duro golpe na auto-estima do diretor, levando-o a abandonar o projeto. A edição ficou por conta de um software automatizado, que ordenou as imagens através de cálculos aritméticos. Algumas das cenas de dança, porém, foram manualmente acresentadas aos créditos finais.

* A calcinha de Nina Kopko (irmã do zumbi), pode ser vista em 2 momentos da perseguição. A sua cor é preta.

* O Kite-surf do renomado esportista Armando Gonçalvez faz uma aparição cortando os céus na saída dos piratas.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: Uma pinha precisa de uma distância de pelo menos 25m para alcançar velocidade suficiente para efetivamente derrubar um zumbi. No filme, o hippie está visivelmente a menos de 10m de distância, sendo fisicamente impossível para a pinha adquirir o ímpeto necessário.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: A perfuração do bote foi apontada por muita gente como um recurso "Deus Ex Machina" para jogar o pirata na água. Contanto, durante as sequências do bote, há claramente um monstro peludo se movimentando por trás dele. Ele é o peixe mítico "Berzunga" do folclore ilhéu, famoso por perfurar botes com suas garras afiadas.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: Durante conversa no barco, o hippie cristão ora segura o violão com a mão direita, ora com a esquerda. Isso não é um problema de continuidade, mas sim uma representação naturalista dos hábitos de um mestre de kung-fu, que frequentemente alterna o seu manejo de objetos para atinar a sua ambidestria.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: O pirata perde o seu colete de uma cena para outra, enquanto está correndo na água ao encontro do pescador e do hippie. Na verdade, este foi um recurso poético para simbolizar o afobamento da personagem, dialogando com a cena anterior que sinaliza o abandono do bote. Também pode-se inferir que um peixe gigante tenha engolido o colete no meio tempo.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: Os óculos-binóculos utilizados por Pedro Gerber na verdade só serão inventados como um gadget da Apple em 2034, sendo impossível a sua utilização no presente.

* ERROS DE GRAVAÇÃO: O grunhido de zumbi 2, na cena 5, está 12min atrasado, aparecendo somente durante o combate final.

ALGUMAS FRASE MEMORÁVEIS:

1- DOS PIRATAS NA PRAIA:

Chico: "La piedra non está acá - caraho!"

Pirata 2: "Capitão! Só pode ter sido zumbis!"

Pirata 3: "E agora? Certamente algum deles engoliu a jóia."

Chico: "Non puede! que estás hablando - boludo de mierda! Que zumbitos estarian a hacer aqui nel medio del água?!

Pirata 2: "Ouvi dizer que eles adoram berbigão!"


2- DA LUTA DO HIPPIE CRISTÃO:

Kabritson: "O pecado criou uma barreira. Uma inimizade no coração, contra os princípios do Reino do Céu! Em Lucas 15:10 proclamai: "Eu vos afirmo que há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."

Zumbis: miiOOoolos...

Kabritson: "Vou dizer pela última vez: 'Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos. Cessai de fazer mal!'"


3- DOS PIRATAS E DA DONZELA:

Pirata 2: "Xii... acho que ela desmaiou"!

Pirata 3: "Que belas coxas. Melhor não acordar ela agora..."

Pirata 2: "Pelas barbas do corsário, Que lindas tetas!"

4- DO SEU VALDECIR:

Seu Valdecir: "Esses bicho endiabrado...én...dijaôje ou tresontonte fui vender meus marisco. Seu Zé tava tudo esbudegado, ixi, cuns bago dos zóio virado, cuns braço tudo torto assim coisa mais medonha. . Ele dizia ‘miolos, miolos’ e eu ‘mas seu Zé, só tenho marisco’. Aí ele veio pra cima de mim né, com cara de desmamar criança, pedindo os miolo. Daí né.. daí dei uma de João-sem-braço e debulhei dali. Não que eu seja um Chico Olivério mas que foi, foi."

Kabritson: "seu Zé parece ter sido infectado pelos zumbis! Pobres criaturas..."

Valdecir: "zumbi? Ó-lhó-lhó... nossa ilha tá mais parecendo a casa da mãe Joana"!

Kabritson: "sim, meu filho. Os loucos, por sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos! A sua alma foi envenenada por Belzebuth e chegaram até as portas da morte!"

5- DO CHICO DRAKE DE L'ARMACIÓN:

Chico: "MALACOPTERÍGIOS SUBRAQUIANOS! Mi cápsula marítma está a vazar! Vueltem covardes!!"

VISITE O SITE AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

© MONDO ZUMBI - Template by Blogger Sablonlari