quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"I'll see you in my dreams": o 1° filme de zumbis portugueses

O curta-metragem "I'll see you in my dreams", abalou o cinema português em 2003, ao trazer para o grande público os primeiros zumbis lusitanos. Com um luxuoso elenco composto por Sofia Aparício, Adelino Tavares, São José Correia e Rui Unas entre outras feras o curta recebeu vários prêmios nas categorias "Melhor Curta de Terror Portugues" e o de "Filme de Terror Português Mais Popular" e ainda teve uma edição especial numerada de 1000 exemplares (promovida pelo MOTELx). Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto basta ver o release do DVD:

EXTRAS DO DVD:

Menus animados;
Documentário O Homem que Gostava de Zombies;
Making of "A Curta + Longa";
Videoclip dos Moonspell;
Making of do Videoclip;
Cenas cortadas;
Comentário audio;
Comparação de storyboard;
Trailer de Cinema;
Galeria de Imagens,
Festivais.

E além da edição especial deste "debut-zumbi-lusitano" o MOTELx ainda incluiu a oferta de um fotograma original do filme e tudo isso por apenas 10 euros. Quem teve a sorte de assistir ao festival em 2009 com certeza não perdeu a oportunidade de conseguir tal artefato.

Para matar a saudade dos zumbis portugueses estou aqui postando os links do Youtube para quem quiser assistir o curta na íntegra: PARTE 1 e PARTE 2 e abaixo alguns comentários do diretor do curta e dos organizadores do MOTELx. O MOTELx é organizado pelo CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa em parceria com a EGEAC, E.E.M. e em co-produção com o Cinema São Jorge.

CLIPE DA BANDA MOONSPELL PARA O CURTA

Comentário de Filipe Melo, produtor, ator e argumentista do curta:

"Passaram cinco anos desde a primeira edição em DVD do "I´ll see you in my dreams". Escrevo estas linhas em Tondela, na mesma mesa onde há sete anos escrevi a curta-metragem, e não posso deixar de confessar que sinto uma enorme nostalgia. Nesta sala, ainda consigo imaginar a equipa de efeitos especiais a maquilhar os meus amigos e a equipa de produção a correr de um lado para o outro. Entretanto, o bosque onde filmámos a sequência inicial ardeu e a casa de Lúcio foi demolida. A equipa não se voltou a juntar: alguns seguiram com as suas vidas no cinema, outros seguiram com as suas profissões habituais nas outras áreas. Tenho a certeza, no entanto, que esta curta metragem marcou todos os que por ela passaram - o espírito de união, de crença no resultado final e a total entrega a uma causa que a todos parecia irracional. Está tudo aqui, resumido numa caixinha, gentilmente reeditada pelo MOTELx. Sei que, por causa deste filme, passarei uma vida inteira dedicada ao cinema e às artes do fantástico, porque percebi o quão necessário isso se tornou para mim. É gratificante saber que, ao longo dos tempos, cresce uma comunidade portuguesa dedicada ao terror e ao imaginário. Em breve seremos muitos, e cada vez melhores."

Comentário dos organizadores do MOTELx
(Carlos Pontes, Catarina Ramalho, João Monteiro, João Viana e Pedro Souto)

"O MOTELx surge de uma grande vontade de partilhar uma afeição pelo cinema de terror e também da ambição de contribuir, de alguma forma, para a implementação do cinema de terror português. I´ll see you in my dreams, é já uma das mais importantes curtas-metragens nacionais de sempre pela forma como se destacou e abalou um pouco o panorama do cinema português, e também enquanto fonte de inspiração para jovens cineastas no género: trata-se de uma obra nascida do mais puro amor pelos filmes de zombies e, como manda a história, produzido graças à determinação de alguém consciente de pouco lucrar com esta demanda. Quando o Filipe Melo se dirigiu a nós para reeditar a curta em DVD, parecia que um círculo se estava a fechar. No ano em que iniciamos o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa, participar na reedição em DVD do primeiro filme de terror português pareceu-nos não só óbvio, mas obrigatório. E para tornar esta edição mesmo especial passámos uma memorável noite a cortar uma das bobines do filme, para que cada caixa tenha um fotograma original e exclusivo de zombies portugueses."

I'LL SEE IN MY DREAMS
Sinopse:
Numa aldeia inexplicavelmente assolada por uma praga de zumbis Lúcio (Adelino Tavares), um honesto trabalhador, é a única pessoa capaz de lhes fazer frente. Porém, tem problemas conjugais. Na sua residência esconde Ana (Sofia Aparício), sua adorada mulher, agora transformada numa criatura devoradora de carne humana e comportamento extremamente violento. Esta situação é temporariamente esquecida no bar local, onde os estranhos habitantes do povoado se refugiam. É aqui que, numa noite, Lúcio redescobre o amor junto da prostituta Nancy (São José Correia), mas a relação é ameaçada pelas estranhas criaturas e pelos ciúmes mortais da sua esposa. Poderá Lúcio acabar como todos os seus problemas munido apenas com uma pistola e um punhal?

Ficha Técnica
Direção: Miguel Ángel Vivas
Roteiro: Miguel Ángel Vivas, Filipe Melo e Ivan Vivas
Produtor: Paula Diogo e Filipe Melo
Ano: 2003
Gênero: Curta-Metragem, Terror
Duração: 20'

Elenco:
Adelino Tavares (Lúcio)
São José Correia (Nancy)
Sofia Aparício (Ana)
Manuel João Vieira (Sam)
João Didelet (Dário)
Rui Unas (Miguel)
David Almeida (Zumbi anão)
Cláudia Jardim (Zumbi gordo)
Carlos Alves
Fernando Gomes
Filipe Melo
Paula Sá Nogueira
Raul Oliveira
Paula Diogo
Patrícia Maravilha

© MONDO ZUMBI - Template by Blogger Sablonlari